Benefícios da tecnologia na educação

Em uma época em que os adolescentes são nativos digitais, incorporar a tecnologia à educação traz uma série de benefícios que ajudam a melhorar a eficiência e a produtividade em sala de aula, bem como aumentar o interesse de crianças e adolescentes nas atividades acadêmicas.

A Internet e o acesso a dispositivos móveis cada vez mais intuitivos e com preços acessíveis permitiu uma mudança mundial no que diz respeito ao uso da tecnologia. Essa mudança também se evidencia no domínio da educação, em que cada vez mais e mais coisas são feitas aproveitando-se da rede e suas possibilidades, tanto na sala de aula como fora dela.

Incorporar a tecnologia na educação

Na realidade, a tecnologia leva muito tempo assistindo a professores e alunos no seu trabalho diário. Os processadores de texto, as calculadoras, impressoras e computadores são usados há muito tempo para as diversas atividades escolares que os requerem.

Agora com a Internet e a tecnologia móvel em crescimento se incorporam ainda mais elementos tecnológicos no ambiente educacional. Lousas interativas, aulas virtuais e uma grande variedade de recursos eletrônicos para realizar pesquisas ou trabalhos escolares são algumas das formas em que a tecnologia digital está integrado com as escolas e universidades.

A Web 2.0 e as redes sociais https://projeqt.com/ os estudantes a expressar-se e relacionar-se com outros companheiros, seja em cursos presenciais ou virtuais, o que permite aprender de forma interativa e sem depender de se encontrar em um determinado local.

Por exemplo, hoje em dia um professor de línguas pode, através de seu laptop, comunicar-se com estudantes e professores nativos da língua que ensina, em tempo real, para que conversem com seus alunos, o que torna a experiência de aprendizagem em algo divertido e global.

As possibilidades da Internet são muito grandes. Graças à facilidade de partilha de conteúdos, é possível usar a rede para facilitar aos alunos livros eletrônicos e interativos para que realizem suas atividades e exercícios.

Sem a necessidade de ter o livro em papel, o que reduz os custos de produção dos livros e, além disso, permite aos alunos ter acesso a livros que não se podem encontrar em seu país, sem necessidade de se deslocar de suas casas.

Estes são alguns exemplos das formas em que a tecnologia digital funciona de mãos dos profissionais da educação para levar aos alunos experiências educativas interessantes, dinâmicas e adaptadas aos novos tempos.

Discussão (0)

Não existem comentários para este documento.

Postagem de comentários foi desabilitada neste documento.